Véronique Poltz

De origem húngara por parte dos avós, Véronique Poltz começou piano no Conservatoire à Rayonnement Régional d’Aubervilliers, onde ganhou três primeiros prêmios como pianista, pianista acompanhadora e música de câmara, e em 1982 recebeu a Medalha do Ministério da Cultura. Ela continuou sua formação no Conservatório Nacional de Música de Paris na classe de solfejo especializada e escrita (harmonia, contraponto, fuga, instrumentação e orquestração), onde ela foi premiada com Medalha de ouro outros e três primeiros prémios. Especializou-se em piano em Paris na música Ecole Normale de Musique A.Cortot e no Mozarteum de Salzburgo com Paul Von Schilhawsky, e obteve um primeiro prêmio como pianista acompanhadora da cidade de Paris.

Ela se apresenta com Jean-Louis Beaumadier, com diversos programas, “Back to Bach” (sonatas de Bach), “Piccolo virtuoso” (composição original de V.De Michelis para E.Damaré), “Música Francesa “(obras de G.Auric, D.Milhaud, H.Tomasi e Fl.Mulsant que dedicou sua Sonata ao duo) em concertos em Split, Toulouse, Aix en Provence, Arles, Marselha, Reims, Paris, Providence, Boston nova York, Milão, Veneza, Györ, Porto, Liege, Taipei, Tóquio …

Véronique Poltz compôs peças para instrumento solo (piano, violoncelo), muitos duetos para instrumento e piano, harpa, assim como as obras para orquestra sinfônica, “Garden of Shadows”, ou banda, “Les Belles e la Bête”. Ela fez arranjos das Danças Húngaras de  J.Brahms 2 flautins e piano. Tem dado concertos em Tóquio, e orquestrou o Moto perpetuo de J.Andersen que Jean-Louis Beaumadier tocou em Nova York e Nice . Véronique Poltz escreveu “Midnight com Pan” trio de flauta piccolo, flauta em sol e piano, escrito na Inglaterra em agosto de 2014, e “Icosa Rhapsody” para piano à 4 mãos para o 2º Concurso Internacional de Piano a 4 mãos de Monaco (2014);

Véronique Poltz é professora de orquestração, e coordenadora do Departamento de Criação Musical no Conservatoire National à Rayonnement Régional de Marseille.VOLTAR