Aldo Baerten e Peter Verhoyen, respectivamente flautista e picolista da Orquestra Sinfônica da Antuérpia, oferecem um inédito masterclass de flauta e piccolo.
Data: Dia 24 de abril
Local: Escola Municipal de Música de São Paulo – Praça das Artes – Sala do Conservatório
Horário: 14h às 17h
Inscrição: clique aqui
ALDO BAERTEN
Aldo Baerten é primeira flauta da Royal Flemish Philharmonic (Orquestra Sinfônica de Antuérpia) desde 2017.
É professor de flauta no Royal Conservatoire em Antuérpia, na Hogeschool der Kunsten Utrecht (NL) e oferece masterclasses em 4 continentes, em escolas tão conceituadas como a Royal Academy London. Aldo Baerten é ex-professor de flauta no Conservatório de Sydney e durante o ano letivo de 2015/16 na Münster Musikhochschule Alemanha. A partir de outubro de 2016, ele estará lecionando na Hochschule für Musik, no Theater und Medien Hannover.
Além dos estudos no Conservatório Real de Bruxelas, também foi aluno de Peter-Lukas Graf (Musikhochschule Basel), onde obteve o Diploma como Solista e Philippe Boucly (R.Strauss-Konservatorium München), tornou-se vencedor de prémios em competições. como “Maria Canals” (Barcelona 2001), Viena (2004), Axion Classics, Quantz e National Instrumentcompetition da Bélgica.
Foi solista em orquestras como Südwestdeutsches Kammerorchester, RSO Basel, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra de Câmara da Valônia, a Royal Flemish Philharmonic, Las Vegas e a Sinfônica de Kansas City, Samaai Sinfonietta.
Sua gravação de Introdução, Tema e Variações sobre Trockne Blumen (Die schöne Müllerin), de Schubert, com o pianista Martin Helmchen, foi indicada para o BBC Music Prize de melhor gravação de música de câmara do ano de 2010.
Aldo Baerten foi o Flautista Principal da Orquestra de Câmara da Bélgica e da MDR-Sinfonieorchester Leipzig.
Sua curso anual, Summerclass Seminário Internacional Flauta Bruges é um destaque para profissionais e amadores.
Aldo Baerten é membro regular do Júri do Flutonicon Flute Competition Internacional, Axion Classics, Lyons-music-competition, NFA Young Artists Competition, Yamaha Music Foundation e Biwako (Japão).
Seus alunos ocupam cargos em orquestras e conservatórios na Bélgica e no exterior.
www.aldobaerten.com
PETER VERHOYEN
Como piccolo solo na Antwerp Symphony Orchestra, Peter construiu uma excelente reputação como especialista neste instrumento.
Desde 2006, ele desenvolve vários projetos de concerto para flautim e piano em conjunto com o pianista Stefan De Schepper. Com esses projetos, ele demonstra que o flautim ganha um lugar no palco do concerto como instrumento de recital.
Para dar a este projecto um toque contemporâneo, Peter pediu a vários compositores flamengos que escrevessem novas obras para o seu instrumento. O passo seguinte foi a realização de uma série de CDs (Piccolo Tunes, Os Pássaros !, Piccolo Polkas, Psychobird, La Gazza Ladra, Ma Mère l’Oye) nos quais o flautim é o instrumento central.
Por sua dedicação à música flamenga contemporânea, Peter foi premiado com o Fuga Trofee da União de compositores belgas em 2017.
Como especialista em flautim, Peter foi convidado para dar masterclasses e concertos em conservatórios e festivais de flauta e flautim na Bélgica, Europa, EUA e México.
Com seu conjunto de música de câmara Arco Baleno, excursionou na Alemanha, França, Eslovênia, EUA e Holanda depois de ganhar o concurso CHAIN em Enschede (Holanda) e o Prêmio de Debut Musical Youth para música de câmara.
Peter é um dos vencedores do concurso Belfius Classics e do Concours International UFAM em Paris. Ele também foi semi-finalista no Concurso de Artistas NFA Orlando Young em 1995.
Peter atualmente ensina flautim em seu estúdio de flauta particular em Bruges e no Royal Flemish Conservatoire em Antuérpia, onde desenvolveu, como o primeiro na Europa, um programa de mestrado em flautim. Este programa exclusivo de treinamento em piccolo tem uma grande reputação internacional com estudantes de várias nacionalidades, da Flandres à Austrália. Os alunos de mestrado piccolo de Peter se avaliam ganhando prêmios em competições internacionais de piccolo e trabalhando em orquestras nacionais e internacionais.
Juntamente com Aldo Baerten e Robert Pot, Peter é o organizador e impulsionador do Seminário Internacional de Flauta Bruges, onde flautistas de diferentes níveis, educação e ambição são inspirados e motivados através de aulas individuais, workshops, masterclasses e música de câmara.
www.peterverhoyen.be