Rosana Diniz

Rosana Diniz

Iniciou os seus estudos aos seis anos de idade em sua cidade natal-Santos, São Paulo – diplomando-se pelo Conservatório Lavignac em 1980. Prosseguiu seus estudos com Miguel Proença e posteriormente com Mirian Dauelsberg,no Rio de Janeiro. Participou de inúmeros Master Classes e Festivais de Música no Brasil , aperfeiçoando-se com Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen, lara Bernetti, Daisy de Luca, Ciao Pagano, entre outros. Cursou o bacharelado de regê na UFRJ interrompido em 90 quando foi selecionada para representar o Brasil no Concurso Chopin ( Varsóvia )onde recebeu bolsa de estudos do governo Polonês como “ Premio Especial “ do Concurso . Diplomou-se com louvor em gradação, mestrado e doutorado em música ( Especialização em piano ) pela Academia de Música de Lodz ( Polônia ) tendo como orientador o conceituado Professor ,Dr. Tedeusz Chmielewski . A partir de 1991, no exterior, participou de Master Classes e Festivais de Músicas de Câmara aperfeiçoando seu repertorio com renomados intérpretes dentre eles Sviatolav Richter, lazar Berman, Mistilav Rostropovich, Ingrid Hebler e Àurele Nicolet, entre outros. 

No período de 1982/90 conquistou inúmeros prêmios em concursos nacionais de piano e no exterior foi finalista e vencedoras de concurso na Itália ( Mavi Marcus – Aosta 1991, concurso de Guissano / 1991 – finalista ) obtendo em 1992 o cobiçado “ Prêmio Chopin “ do Concurso Chopin de Antonin (2o Concurso de Chopin da Polônia ). 

Rosana Diniz vem realizando tournéss com sucesso de público e críticas em vários países como Portugal, Itália, Espanha, Austria, Polônia, Russia e no Continente Africano como recitalista, camerista e solista de Orquestra. 

Atuo inúmeras vezes com a Orquestra Filarmônica de Varsóvia, Orquestra da Rádio e Televisão de Varsóvia, Orquestra de Câmara Moscou, sob a regência de Antoni Wit, Orquestra da Sinfônica de Romêmia sob a regência de Ovídio Balam, entre outras. No Brasil atuo OSB, OSESP, OSPA, OSBA, Orquestra Sinfônica de Paraíba e Filarmônica de Rio do Janeiro sob a regência de Issac Karababtchevsky, Eleazar de Caravalho, Henrique Morelenbaum, Diogo Pacheco, Carlos Viega , entre outros. 

Como camerísta apresentou-se em importantes salas de concertos aolado de Auréle Nicolet (flauta), Steffan Barrat – Due (Violino), Henning Kragerrud (Violino), Quarteto Willanov (Polônia), Quarteto Bessler, Quarteto Saõ José dos Campos (Brasil) , entre outros . 

Rosana Diniz fez varias gravações como recitalista , camerista e solista de Orquestra para rádio e televisão Polonesa, Italiana e Paraguaia e ainda é a única pianista brasileira a ser regularmente convidada a dar recitais na casa onde nasceu Chopin, em Zelasowa Wola , onde apenas pianistas considerados experts na execução deste compositor são convidados a tocar.
VOLTAR