Antonio Rocha

Tendo como mestre e modelo o flautista Altamiro Carrilho, considera-se um músico eclético, passeando pelo clássico e popular com bom gosto e tranquilidade. De Altamiro Carrilho recebeu o grande reconhecimento e homenagem, quando, ele, o maior flautista desse País, afirmou considerar Antonio Rocha, como um dos melhores flautistas brasileiros da atualidade, sendo o músico que mais se aproxima de seu som de flauta.

Natural de Valença R.J. nascido em 16 de abril de 1981, em uma família de músicos, é instrumentista, compositor, arranjador e regente.

Estudou flauta com José Carlos Teixeira,Raquel Magalhães, Marcelo Bonfim e Altamiro Carrilho, de quem recebeu grande apoio, sendo reconhecido, pelo mesmo, como seu sucessor.

Integrou, por dois anos, a “Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem” –  OSBJ/RJ, como segundo flautista.

É integrante como solista, do Conjunto Época de Ouro, Professor de flauta da Escola Portátil de Música, Maestro da Banda “Sociedade Musical Progresso de Valença”.

Foi por mais de dez anos regente do extinto “Coral XV de Agosto”.

Em 2006 participou com Altamiro Carrilho, Carlos Malta e outros flautistas, da gravação do curta-metragem “Vivo Em La Flauta”, do Diretor Marcos Souza.

Em 2010 participou com o conjunto “Época de Ouro” de uma turnê pelo Japão, com a participação de artistas Japoneses.

Como membro do “Conjunto Época de Ouro”, já se apresentou nas principais capitais brasileiras.

Membro das Orquestras “Rancho Carnavalesco,“Flor do Sereno”, “Orquestra Pixinguinha na Pauta” e “Orquestra Violinos Mágicos” de Murillo Loures.

Participou da “Banda Luzeiro de Paquetá”(2012 e 2013).

Gravou com grandes nomes da Música Brasileira como: Déo Rian, Mauricio Carrilho, Altamiro Carrilho, Luciana Rabello, Cristóvão Bastos, Jorginho do Pandeiro, Regional Imperial, Regional Carioca, Agnaldo Rayol, Herminio Bello de Carvalho e recentemente, Chico Buarque de Holanda, entre outros.

Participou na “Choro Music” dos Álbuns dedicados a Joaquim Callado, Zequinha de Abreu, Altamiro Carrilho, Hermeto Paschoal, Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Participou do Show em comemoração aos 70 anos de Hermínio Bello de Carvalho.

Participou do CD “Saxofone Brasileiro” do músico Naylor Azevedo – Proveta.

Participou de vários festivais de música como professor de flauta: “Festival Nacional do Choro” (promovido pela Escola Portátil de Música) 2006 em Mendes/2007 e 2008 em São Pedro SP, 28ª,29ª,31ª e 33°”Oficina de música de Curitiba”, ”Festival de Música de Ourinhos” 2011 e 2012, ”Festival Cultural Benedito Lacerda” 2009, ”Festival Banda Larga” –  Macaé 2011.

Participou como produtor, arranjador e regente, nas gravações do Hino de Valença R.J.

Em 2015 no “Dia Mundial do Choro”, foi homenageado como “Excelência Musical no Gênero”, pelo “Movimento Choro Suburbano”, nas comemorações dos 118 anos de Pixinguinha.

De 2010 a 2016 participa, como integrante do “Conjunto Época de Ouro”, de Programa Semanal na Rádio Nacional/RJ.

Em 2016 lança seu CD autoral “Flauta Brasileira”,”Uma resposta de gratidão ao Choro.”

Em 2016, juntamente com outros músicos brasileiros, participa como convidado especial, do “Festival de Choro da “Escola Portátil da Holanda” em Roterdan, onde lança seu CD autoral “Flauta Brasileira”.

Em 18 de abril de 2017, juntamente com outros grandes “chorões”, recebe homenagem da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro(MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO), por sua contribuição ao gênero e em comemoração dos 120 anos de Pixinguinha.