Adriana Ferreira

A flautista Adriana Ferreira é uma das mais destacadas da sua geração, o que lhe valeu as mais altas distinções em alguns dos mais importantes concursos internacionais de flauta transversal, bem como o lugar de solista na Orquestra Nacional de França e na Orquestra Filarmónica de Roterdão.

Em 2009, aos dezoito anos de idade, obtém o Primeiro Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal). No ano seguinte, obtém o Primeiro Prémio e dois Prémios especiais no Concurso Internacional Carl Nielsen, na Dinamarca. Em 2013, é no Japão que é laureada com o 3º Prémio no Concurso Internacional de Kobe; antes de obter em 2014 o Primeiro Prémio e o Prémio Darmstadt, pela melhor interpretação da Sequenza de Luciano Berio, no Concurso Internacional Severino Gazzelloni em Itália. No mesmo ano, obtém o 2º Prémio ex-æquo – 1º não atribuído – e o Prémio especial Coup de Cœur, atribuído pelos Relógios Breguet, no Concurso Internacional de Genebra, na Suíça.

Desde 2012, é solista da Orquestra Nacional de França. Durante uma temporada, foi primeira flauta solo da Orquestra Filarmónica de Roterdão, na Holanda, sob a direcção do maestro Yannick Nézet-Séguin, decidindo posteriormente regressar à ONF.

Em duo com a pianista Isolda Crespi grava o CD Danse des Sylphes (Numérica), seguido de um CD para a colecção Falaut em Itália. Recentemente lançou um CD a solo com a Orquestra de Câmara de Genebra e com o pianista Lorenzo Soulès, para a editora Claves na Suíça. Apresentou-se em diversos festivais (Barcelona, Sevilha, Caravana Musical de Monte-Carlo, Giverny, Manchester, Copenhaga, Kuhmo, …), bem como a solo com as orquestras de câmara do Kremlin e de Genebra, Sinfónica de Odense e Gulbenkian, entre outras. Colaborou com vários compositores e estreou diversas obras, entre as quais o Concerto para flauta e orquestra de Joaquim dos Santos, a si dedicado.

Adriana Ferreira estudou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, em Portugal, na classe da professora Joaquina Mota. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou a classe de Sophie Cherrier no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde completou os três ciclos superiores. Estudou ainda com Benoît Fromanger na Hochschule Hanns Eisler de Berlim e é licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne.VOLTAR
https://www.youtube.com/watch?v=Kv8ldjLaqXs