Murilo Barquette

Murilo Barquette – flautista e arranjador

Carioca, estudou com Jorge Ferreira da Silva, Marcilda de Oliveira Clis, Altamiro Carrilho e Celso Woltzenlogel, com quem concluiu o Bacharelado em Flauta Transversa pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como flautista, obteve 2º lugar no II Concurso Jovens Instrumentistas da Rede Globo – INM FUNARTE – 1978; 1º lugar no V Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba – SP – 1979; 1º lugar no I Concurso Jovens Solistas da USP – 1981; 1º no II Concurso Jovens Intérpretes da Música Brasileira INM FUNARTE – 1984; e vencedor do V Concurso Jovens Concertistas Brasileiros – 1989. Representou o Brasil no International Music Camp, realizado em Dakota do Norte (EUA), em 1982 e no Festival Internacional de Jovens Solistas, do XXXIII Congresso Internacional de Juventudes Musicais, realizado em Cordoba (Argentina), em 1987, atuando em Cordoba, Salta, San Francisco e Buenos Aires.

Em 1992, teve seu Prelúdio para Orquestra executado pelos maestros Chleo Goulart e Armando Prazeres e, em 2018, a estreia da Sinfonia nº 1 para orquestra, executada pelo maestro Tobias Volkman. É autor da concepção sinfônica e eletroacústica do projeto Sinfonia Urbana – de ouvidos abertos para a cidade, do Grupo Educart e dos arranjos do Volume 3 da Coleção Música Brasileira para conjuntos de flautas, de Celso Woltzenlogel. Atualmente integra a Orquestra Petrobras Sinfônica.
VOLTAR