Pattapio Digital

Veja o video de lançamento do Pattapio aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Cj8zICUx3TA&feature=youtu.be

Com muita alegria a ABRAF informa aos seus associados que o PATTAPIO, informativo da Associação, que circulou de janeiro de 1995 a agosto de 2007, está de volta, agora em formato digital, iniciando sua circulação em outubro de 2020, mês do aniversário de Pattapio Silva (1880-1907).

A Comissão Editorial do PATTAPIO é composta dos seguintes associados:
Aline Parreiras: Programação Visual e Editoração
Celso Woltzenlogel: Patrono e Conselheiro
Laura Rónai: Revisão
Raul Costa d’Avila: Coordenação
Tota Portela e Arley Raiol: Redação e captação de matérias

Além da Comissão Editorial, vamos contar também com a participação de Colaboradores, que serão muito bem-vindos. Estes serão rotativos, podendo enviar sugestões e matérias: artigos, notícias, críticas, entrevistas, resenhas de trabalhos acadêmicos, enfim, publicações em geral, sejam elas acadêmicas ou não acadêmicas. 

A publicação do PATTAPIO será trimestral.

Sobre as Seções para o PATTAPIO, estão previstas:

  • Editorial
    Apresentado sempre por um convidado ou integrante do próprio Editorial do PATTAPIO ou ainda pelo Presidente da ABRAF ou membro da Diretoria. Tem a função de informar fatos que aconteceram nos últimos três meses – período entre os informativos – destacando ações da ABRAF, seus associados, com opiniões críticas reflexivas.
  • Entrevistas
    De caráter não estritamente formal, o objetivo das entrevistas é aproximar um(a) flautista icônico(a) dos leitores do PATTAPIO, trazendo curiosidades, detalhes de sua trajetória, dicas de estudo entre outras diversidades. O autor deverá providenciar a tradução e autorização por escrito do entrevistado para divulgação.
  • Proposta de Audição
    Destinada a reflexões críticas sobre interpretação. Além das reflexões, serão apresentados alguns comentários sobre gravações consideradas clássicas, com o propósito de estimular os flautistas a redigirem resenhas de gravações de seus flautistas favoritos (ou daquelas que porventura tenha odiado), a partir de audição atenta observando, por exemplo, andamento, inflexões do tempo, dinâmica, articulação, ornamentação, sonoridade, entre outros aspectos pertinentes.
  • Resumos de Trabalhos Acadêmicos
    Destinado às teses, dissertações, TCCs e publicações gerais de autoria própria. Embora, naturalmente possua um caráter mais formal, o autor tem liberdade de optar por uma abordagem mais lúdica de seu conteúdo, lembrando que a comunidade de leitores do boletim é diversa e abrangente.
  • Memória
    Com o foco de resgatar a trajetória de um flautista relevante para a comunidade, este formato objetiva manter viva a tradição, relembrar e celebrar grandes músicos que marcaram e influenciaram o ensino, a história e/ou o repertório da flauta no Brasil ou fora dele.  
  • Resenhas Críticas
    Seja de registro audiovisual, livros, material didático, concertos ou performances, as resenhas críticas terão por objeto, manipular um conteúdo de maneira crítica e ilustrativa, no sentido de divulgar, aproximar e gerar reflexão e contemplação.
  • O Compositor e a Flauta
    Esse formato propõe compreender e analisar o papel da flauta em obras de compositores específicos, seja do universo erudito ou não. 
  • Charges, Tirinhas e Ilustrações
    Para agregar leveza e, ao mesmo tempo, reflexão, esse formato visual pretende capturar opiniões sobre atualidades, história, diversidades e curiosidades do universo da flauta transversal. Mantendo sempre o caráter de respeito e o uso do bom senso, este é um espaço para refletirmos juntos. 
  • Classificados
    Espaço para venda de instrumentos e ou acessórios de pessoas que não sejam profissionais de venda. Será permitido apenas um anúncio por anunciante, contendo a descrição técnica e o contato do anunciante (e-mail e/ou whatsapp).
  • Oportunidades
    Divulgação de concursos, festivais, encontros, cursos, trabalhos entre outros.
  • Recreio dos Flautistas
    Coluna destinada a temas amenos, engraçados e curiosos que aconteceram ou vão acontecer, como por exemplo, lançamentos, recitais, concertos, defesas de mestrado e doutorado entre outros. O nome da coluna foi inspirado nas partituras “PARA FLAUTA SÓ”, publicadas pela Editora Narciso & Arthur Napoleão, Rio de Janeiro, no século XIX.
  • Compartilhamento de Conteúdos
    Espaço para disponibilização de conteúdo autoral de forma espontânea e livre de arranjos e composições para flauta solo e em diversas formações.

SOBRE O ENCAMIHAMENTO PARA PUBLICAÇÃO:

Matérias em geral:
Deverão ser enviadas para o e-mail: pattapio.abraf@gmail.com , contendo o título “matéria” no assunto do e-mail.

Trabalhos Acadêmicos:
Deverão obedecer ao template, disponível para download aqui, sendo depois enviados ao e-mail  pattapio.abraf@gmail.com e deverão conter o título  “artigo” no assunto do e-mail.

Obs. Aqueles que não estiverem dentro do template NÃO serão publicados!

Lembramos que TODOS OS ASSOCIADOS, em dia com a anuidade da ABRAF, poderão nos enviar matérias / trabalhos acadêmicos para publicação.

ATENÇÃO: O relançamento do PATTAPIO (nº30) será no dia 25/10 às 19hs no Youtube da ABRAF
www.youtube.com/abraf

Participem, Colaborem!
Comissão Editorial
Setembro de 2020