Palestrantes convidados

Palestrantes convidados para o IX Evento Científico da ABRAF:

Eric Lamb
University of Auckland School of Music

Eric Lamb tem atuado internacionalmente como de solista, recitalista, curador de concertos e m̼sico de c̢mara. Em 2013, Eric deixou seu posto como membro central do International Contemporary Ensemble РICE para prosseguir carreira como solista e m̼sico de c̢mara.

Na última década, Eric estreou mais de 200 obras e trabalhou em estreita colaboração com os compositores John Adams, Kaija Saariaho, George Lewis, Marc-Andres Dalbavie, HK Gruber, Matthias Pintscher, Reinbert de Leeuw, Michel van der Aa, Nico Muhly, Ben Foskett e maestros como Sakari Oramo, Franz Welser-Möst, Vladamir Ashkenazy, Ludovic Morlot, Pablo Heras-Casado, Steve Schick, Susanna Mälkki e Pierre Laurent-Aimard.

Sua discografia como solista e músico de câmara conta com mais de 15 CDs comerciais disponíveis por várias gravadoras, incluindo Kairos, Paladino, SONY, NMC, Mode, New Amsterdam, NAXOS,  Bridge, Starkland and Nonesuch. Seu repertório inclui de Bach, Mozart e Schubert a Xenakis, Jason Eckhardt e Passion Pit.
A pesquisa de Eric Lamb inclui vasta gama de estilos musicais. Juntamente com o seu compromisso contínuo de expandir o repertório da flauta do século XXI, ele recentemente esteve profundamente envolvido com o estudo e a exploração da prática de desempenho dos séculos XVII e XVIII. Este trabalho culminou, até agora, na descoberta e edição de vários concertos, estudos, peças individuais e sonatas há muito perdidas. Resultados de pesquisa recente incluem as edições de obras solo de Johann Joachim Quantz, Johann George Tromlitz, Johann Martin Blochwitz, Michel Blavet e arranjos de JS Bach e Mozart para flauta e violoncelo, todos publicados pela Paladino Music. Seu CD “Quantz: Solo Flute Music” apresenta a primeira gravação dos 8 caprichos de Quantz.

Antônio Carlos Carrasqueira
Universidade de São Paulo – Escola de Comunicação e Artes 

Com uma história de centenas de concertos em várias partes do mundo, vários CDs premiados e um repertório que vai da música do período barroco até a música eletroacústica, Antônio Carlos Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos da música erudita e popular.

Após uma experiência de vários anos como integrante de algumas das principais orquestras de São Paulo, dedica-se atualmente a seu trabalho de solista, camerista e educador.

Professor da USP e em vários Festivais brasileiros e internacionais, é responsável por diversas gravações e primeiras audições brasileiras e mundiais da música de compositores como A. Jolivet, C. Koechlin, L. Berio, Ronaldo Miranda, O. Messiaen, Bruno Maderna, E. Krieger, R. Tacuchian, Gilberto Mendes, Willy C. de Oliveira, A. Escobar, Y. Taira E. Seincman, Flo Menezes, J. D. Carrasqueira, C. Guarnieri, O. Lacerda, Leo Brower, A. Sas, A. Ginastera e Vilanni-Côrtes, entre outros.

Dedicando-se ao ensino e à divulgação da música brasileira e latino americana, vem, nos últimos anos, se apresentando regularmente em concertos e ministrando master classes em universidades européias, latino-americanas e americanas, como a Orebro Universitet, da Suécia, a Mannis School, de Nova York, o Berklee College of Music, de Boston, e a Universidad Nacional de Cujo, da Argentina.

Seus alunos vêm realizando trabalhos importantes como solistas, cameristas, professores, além de integrar grupos, orquestras, gravar e participar ativamente da vida cultural de seus países.