Arley Raiol

page1image3833120

Natural de Belém do Pará, onde cursou o Conservatório Carlos Gomes. Posteriormente estudou no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov, em São Petersburgo – Rússia. De volta ao Brasil, foi escolhido em 2001 para tocar na master class do flautista Emannuel Pahud (Filarmônica de Berlim) e foi-lhe concedida uma bolsa de estudos pela Fundação Vitae para receber aulas do flautista Rogério Wolf (Brasil-SP). Atualmente é mestrando em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas, sob orientação do Prof. Dr. Márcio Páscoa, onde desenvolve pesquisa musicológica, com instrumento de época, abordando o repertório luso-brasileiro do século XVIII. Nesta mesma instituição se graduou em música com habilitação em regência orquestral e coral (2015).

É detentor de prêmios como: 1o lugar do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, Prêmio Bianca Bianchi de Música de Câmara – Curitiba e o Prêmio de Música de Câmara do Rotary Clube de Campinas. Tocou e ministrou master classes na X Oficina de Música Instrumental e Vocal de Itajaí, XXVI e XXX edições do Festival Internacional de Música do Pará e na 4a, 5a e 6a edições do projeto “Música na Estrada” – nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Cuiabá e Palmas.

Fundou e atuou como coordenador e maestro do Coral de Flautas do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Coordenou em 2012 e 2014 a 11a e 12a edições do Festival Internacional de Flautistas, promovido pela Associação Brasileira de Flautistas – ABRAF, realizados em Manaus e Belém com o apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas e da Fundação Carlos Gomes, respectivamente.

Fez parte do Quinteto Ecos de Sopro (Campinas-SP), Quinteto de Sopros do Paraná e Quinteto de Sopros da Amazônia. Integrou a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, a Orquestra Sinfônica do Paraná e desde 2004 integra a Orquestra Amazonas Filarmônica- onde atualmente ocupa o cargo de 1a flauta solo. Em Manaus atua também como monitor do naipe de flautas da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e como flautista da Orquestra Barroca do Amazonas.