A Associação Brasileira de Flautistas – ABRAF com muita alegria anuncia e divulga as informações sobre o XIX Festival Internacional de Flautistas que será realizado de 28 de junho a 01 de julho de 2023 em Paraty (RJ).

Fundada em 1994, a ABRAF ao longo de seus 29 anos vem congregando flautistas
brasileiros e internacionais, incentivando o estudo da flauta promovido através de
festivais, encontros, concursos, cursos, recitais, masterclasses e concertos.

Teremos, além dos tradicionais master classes com conceituados flautistas brasileiros
e internacionais, oficinas destinadas à música popular contemplando o CHORO e o PÍFANO, além da presença de luthiers de bocais e comerciantes de flautas.

Também convidamos os participantes a integrar a Orquestra de Flautas da ABRAF, e
também a ABRAFINHA – orquestra com os jovens iniciantes! Teremos a participação
do Quarteto de Flautas da Bahia, que fará a abertura do Festival! Além disso, neste FIF
acontecerá a XIII edição do Evento Científico da ABRAF, com palestras, workshops e
apresentação de trabalhos de todo o Brasil!

Como participação especial, teremos a ORQUESTRA SINFÔNICA DE PARATY, a
CAMERATA DE CORDAS DE PARATY, a pianista Katia Balloussier (RJ) e o violonista
Orlando Fraga (PR).

Serão quatro dias dedicados à música, tendo a flauta transversal como principal
destaque do evento que vai contemplar estilos e gêneros variados, integrando com a
tradição e cultura locais

Aliás, todo os participantes estão convidados a integrar apresentações que
acontecerão por todos os cantos da cidade.

Inscreva-se já! As vagas são limitadas!

Programação

28 de junho

Concertos / Teatro ...

Niurka González

Programa

Bienaventuranzas I y XX de José María Vitier (1954) (aprox. 3.30)

Sonata de Primavera de Leo Brouwer (1939) (aprox. 16)

⦁ Equinoccio de primavera ⦁ Aves de primavera ⦁ Rituales de primavera

Como una Canción Prohibida en el Mar Jorge Amado (1997) (aprox. 8)

Habanera Melancólica y Danzón Contigo Pan y Cebolla Aldo López Gavilán (1979) (aprox. 6)

Flauta: Niurka González
Piano: Malva Rodríguez

Concertos

ALEXANDRE RODRIGUES ALEXIS NGULO CÁSSIA CARRASCOZA EDU ROSA KATRINA PENMAN NIURKA GONZÁLEZ LAURA RÓNAI LEANDRO OLIVEIRA LELYA BAYRAMOĞULLARI LUCAS ROBATTO MARCO GRANADOS PATRÍCIA NAGLE ORQUESTRA SINFÔNICA DE PARATY CAMERATA DE CORDAS DE PARATY ORQUESTRA DE FLAUTAS DA ABRAF ABRAFINHA

Master Classes / Auditório...

Niurka González

NIURKA GONZÁLEZ

Evento Científico / Auditório...

Lucas Robatto

PALESTRA DE ABERTURA DO XIII EVENTO CIENTÍFIVO DA ABRAF

EXERCÍCIOS TÉCNICOS PARA FLAUTA: O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO FUNCIONAM E COMO MELHOR UTILIZÁ-LOS

Atualmente existe o consenso de que o estudo de exercícios técnicos é fundamental para a formação de qualquer instrumentista de alto nível, contudo são muito poucos os trabalhos acadêmicos – ou não – que abordam sistematicamente a definição conceitual e o modo como funcionam os exercícios técnicos. O Prof. Dr. Lucas Robatto apresentará um breve resumo de como aborda este tema em seu Caderno de Exercícios Técnicos Básicos para Estudantes de Flauta do Nível Superior, a ser publicado em breve.

Oficinas / Auditório...

Leandro Cândido, Tigrão

OFICINA DO CHORO

Como já é conhecido nos Festivais da ABRAF, a “Oficina do Choro” não poderia faltar na edição do XIX FIF / Paraty. Como convidado para ministrá-la teremos LEANDRO CÂNDIDO, o popular e conhecido “Tigrão”.

Alexandre Rodrigues

OFICINA DO PIFE

Sucesso na edição do XVIII FIF / Diamantina, a ABRAF não poderia deixar de integrar a “Oficina do Pife” na programação do XIX FIF/Paraty. Como convidado, teremos a presença de ALEXANDRE RODRIGUES, que além de ministrar a oficina, também vai desenvolver uma oficina de construção de pifes.

29 de junho

Concertos / Teatro ...

Oficinas

OFICINA DO CHORO

Como já é conhecido nos Festivais da ABRAF, a “Oficina do Choro” não poderia faltar na edição
do XIX FIF / Paraty. Como convidado para ministrá-la teremos LEANDRO CÂNDIDO, o popular e
conhecido “Tigrão”.

OFICINA DO PIFE

Sucesso na edição do XVIII FIF / Diamantina, a ABRAF não poderia deixar de integrar a “Oficina
do Pife” na programação do XIX FIF/Paraty. Como convidado, teremos a presença de
ALEXANDRE RODRIGUES, que além de ministrar a oficina, também vai desenvolver uma oficina
de construção de pifes.

Evento Científico

 XIII Evento Científico da ABRAF.

O tema deste ano é:

PESQUISA, PERFORMANCE E ENSINO DA FLAUTA TRANSVERSAL:
integrando tempos e espaços

PALESTRA DE ABERTURA DO XIII EVENTO CIENTÍFICO DA ABRAF – PROF. DR. LUCAS ROBATTO – DIA 29 DE JUNHO – às 9:00 horas na Casa de Cultura

EXERCÍCIOS TÉCNICOS PARA FLAUTA: O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO FUNCIONAM E COMO MELHOR UTILIZÁ-LOS

Atualmente existe o consenso de que o estudo de exercícios técnicos é fundamental para a formação de qualquer instrumentista de alto nível, contudo são muito poucos os trabalhos acadêmicos – ou não – que abordam sistematicamente a definição conceitual e o modo como funcionam os exercícios técnicos. O Prof. Lucas Robatto apresentará um breve resumo de como abordar este tema em seu Caderno de Exercícios Técnicos Básicos para Estudantes de Flauta do Nível Superior, a ser publicado em breve.

PALESTRA DO SEGUNDO DIA DO XIII EVENTO CIENTÍFICO DA ABRAF – PROF. DR. LEONARDO WINTER – DIA 30 de JUNHO – às 9:00 horas na Casa de Cultura

“A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO.” (?): PRÁTICA MUSICAL E SUAS FINALIDADES NA AQUISIÇÃO DA EXPERT PERFORMANCE

A palestra aborda conceitos, finalidades e diferenciações entre os termos “prática formal”, “prática informal”, “prática estruturada” e “prática deliberada” para obter maior eficácia na prática musical e alcançar a expert performance (ou performance superior). Voltada tanto para instrumentistas quanto para cantores e regentes, a palestra discute a importância do planejamento das sessões de estudo e de avaliações sistemáticas e estruturadas no desenvolvimento de pontos específicos da técnica instrumental.

Convidados

ALEXANDRE RODRIGUES / Brasil

É multi-instrumentista, compositor, educador musical e Luther de pífanos. Iniciou seus estudos musicais na Banda 1º de Maio de Itapissuma-PE no ano de 2002. Foi aluno do Curso Técnico em música pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife. Graduado em Música no Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE- Campus Belo Jardim. Cursando bacharelado em saxofone na UFPB. Pós-graduado em práticas interpretativas da música popular ênfase no frevo pelo IFPE-campus Recife. É integrante e atua em vários grupos como Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro. Atuou como professor de pífano no festival FIMUCA, participou do festival Moacir Santos 2020, atuou como saxofonista e clarinete do DVD da banda Fulô de Mandacaru In Concert, semifinalista do festival nacional do frevo 2018. Já dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional.

ALEXIS ANGULO / Venezuela

Iniciou seus estudos musicais no Núcleo da Orquestra Nacional Infantil da Venezuela com 8 anos de idade, na Cátedra de Flauta Transversal e continuou seus estudos no Conservatório de Música Simón Bolívar com o maestro Nicolás Real (Caracas, Venezuela). Em 2002 ingressou por concurso na Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela, grupo com o qual realizou importantes turnês nacionais e internacionais, tendo oportunidade de tocar sob a batuta de Claudio Abbado e Daniel Barenboim. Participou de várias gravações para o selo discográfico Deutsche Grammophon como flautista solo. Em 2001, Alexis obteve o primeiro prêmio do Primeiro Concurso Nacional de Flauta Yamaha. Entre os anos 2012 e 2015 foi aluno de Anna Garzuly-Walhgren, e ao longo dos anos teve também oportunidade de receber orientações dos professores Phillipe Bernold, Peter Lukas Graf, Emmanuel Pahud, Mathieu Dufour e Michael Martin Kofler. Foi convidado a participar do Festival Internacional de Musica de Manizales (Colombia), nos anos 2019 e 2020. Tem solado com as mais importantes orquestras da Venezuela, como a Orquestra Sinfonica Simón Bolivar de Venezuela, Orquestra Sinfônica Venezuela, entre outras no país. Após concurso, desde maio de 2022 é Flautista solo da Orquestra Sinfônica Brasileira.

CAMERATA DE CORDAS DE PARATY

A Camerata de Cordas de Paraty – Casa da Música, é um grupo formado por alunos do Curso de Cordas Friccionadas dentro do programa de ensino musical da Casa da Cultura. O trabalho feito com esses jovens e alunos da Casa da Música de Paraty visa inseri-los no universo da música de câmara, música clássica e a prática de conjunto, a partir de repertório destinado às cordas friccionadas e arranjos para essa formação.Temos à frente da Camerata o maestro e arranjador Rafael Gandolfo, que é violoncelista de formação e multi-instrumentista, com foco nas cordas friccionadas clássicas e brasileiras.

CÁSSIA CARRASCOZA / Brasil

É professora Doutora do Departamento de Música da FFCLRP – USP onde coordena o LaFlauta, Laboratório de Flauta. É visiting scholar na Universidade da Califórnia – Riverside, sob a supervisão do Prof. Paulo C. Chagas. Desde 2023, é pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa “Música Telemática: Conectividade em Ambientes Virtuais”, financiado pela FAPESP. De 1999 a 2018 foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e, de 2000 a 2014, foi primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, e integrante da Camerata Aberta.

EDU ROSA / Brasil-França

Artista motivado e apaixonado, Eduardo combina criatividade e técnica da flauta francesa. Domina a técnica das 4 flautas transversais – flauta, flautim, contralto e octobaixo – e sabe se adaptar à sensibilidade de cada cena e de cada aluno. Possui o título de Artist Diploma (Post Master) pela École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot. Foi premiado em vários concursos, entre eles: 1º prémio e melhor interpretação de obra do século XX no concurso Augusta Holmès (Categoria Excelência), em 2022; 1º prémio por unanimidade com no concurso Augusta Holmès (Categoria Superior), também em 2022; vencedor na semifinal de 2019 do Concurso Internacional de Osaka (Japão), entre outros. Atualmente é integrante da Orquestra de Música Contemporânea Résonances XXI e do Trio de Música de Câmara com Patricia Nagle e Julian Trevelyan. Possui o diploma do Curso Técnico em Flauta Transversal (2011) pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Brasil).

KATIA BALLOUSSIER / Brasil – Pianista

Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann e, posteriormente, passou a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Em 1984 graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ.Foi vencedora de sete concursos nacionais de piano, dentre os quais o Concurso “Arnaldo Estrella” (1982) em Juiz de Fora. Atuou como pianista acompanhadora na série “Master-Classes Internacionais” (CAPES / UniRio) ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki, Herman Baumann, entre outros.Frequentemente tem sido solicitada a trabalhar em Master-Classes,Festivais e Concursos, e convidada a integrar orquestras como a OPES, OSTM, OSB e OSN/UFF.Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresentando nas principais salas de concerto do país ao lado de renomados músicos brasileiros e estrangeiros.Desde 1997 ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

KATRINA PENMAN / Inglaterra-Espanha

Estudou no Royal College of Music, Londres e na Accademia del Teatro alla Scala em Milão. Ela já se apresentou em várias ocasiões como músico no La Scala e com outras orquestras internacionalmente aclamadas. Como música de câmara, ela se apresentou no St Martin in the Fields, em Londres e muitos outros locais de prestígio em toda a Europa. Como compositora, Katrina estreou suas próprias obras na National Flute Association Convention em Chicago e no Flute Center de Nova York. Ela deu masterclasses e recitais em diferentes conservatórios e universidades na Espanha e recentemente regeu a orquestra de flauta do Conservatório Real de Madrid em um concerto de suas próprias obras. Sua última encomenda foi a peça de competição para o concurso de jovens artistas da Associação Espanhola de Flauta. As obras de Katrina estrearam no Festival Internacional de Flauta de Sir James Galway em Weggis, Suíça e nas convenções de flauta portuguesas no Porto e Guimarães. Recebeu prêmios nestas competições de composição: The Flute View (EUA), European Classical Music Awards, World Music Gran Prix, Academia de Música Clássica de Viena. Katrina Penman é artista da Powell Flutes desde 2014. Mais informações:

www.katrinapenman.com

LAURA RÓNAI / Brasil

Doutora em música, Laura é professora titular da UNIRIO, onde é responsável pela cadeira de flauta transversal e Chefe do Departamento de Canto e Instrumentos de Sopro. Ministra também o curso “Apreciação e crítica musical”, no Programa de Pós-Graduação em Música, além de pertencer ao corpo docente do PROEMUS. Já fez tournées e ministrou cursos e master-classes por todo o Brasil, tendo se apresentado também na Espanha, Hungria, Inglaterra e Estados Unidos. É a diretora da Orquestra Barroca da UNIRIO. Como crítica musical, foi colaboradora das revistas Early Music America, Flute Talk, Goldberg e Fanfare. Atualmente, escreve notas de programa para os concertos da OSESP. Como curadora, já propôs séries de concertos para o MIDRASH, o CCBB (no RJ e SP), a FUNARTE, o SESC, o Fórum de Ciência e Cultura (UFRJ), e a Secretaria de Cultura do RJ.

LEANDRO OLIVEIRA – “TIGRÃO” / Brasil

Formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, possui
Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e é mestrando em Flauta Transversal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
O flautista é considerado um dos principais nomes da nova geração da flauta popular/erudito no Brasil e foi vencedor de importantes concursos nacionais, entre os quais: Concurso de Interpretação de Música Brasileira — Centro de Música Brasileira (2009); Concurso Nacional de Jovens Flautistas – ABRAF (2010) e Prêmio Nabor Pires de Camargo — (2013 e 2017). Possui um trabalho significativo no choro brasileiro; integrou diversas rodas em São Paulo e tocou junto a grandes nomes do gênero como Izaías Bueno, Toninho Carrasqueira, Alessandro Penezzi, Edmilson Capelupi, Luizinho 7 Cordas, entre outros. Gravou com vários artistas e participou de programas de televisão como o Sr. Brasil e o Brasil Toca Choro (TV Cultura). Nos últimos anos, Leandro Tigrão tem se dedicado bastante à composição. Sua trajetória, intensamente ligada ao choro e ao estudo da flauta transversal, faz com que suas composições tenham este tempero de música brasileira e uma certa busca pela exploração dos limites do instrumento.

LELYA BAYRAMOĞULLARI / Turquia

Mestre pala Folkwang Universität der Künste, na Alemanha, e PhD em artes musicais pela Mimar Sinan Güzel Sanatlar Üniversitesi – Istambul. 

Flautista da Orquestra Sinfônica Estadual de Antalya desde 1999, com a qual solou várias obras. De 2000 a 2007 foi professora no Conservatório Estadual da Universidade de Akdeniz. Toca com o “İstanbul Flute Ensamble” desde 2015. 

Foi júri de diversos concursos, entre eles 16º Concours International de flûte Maxence Larrieu – Nice, 2018; Deutsche Flötengesellschaft – Alemanha, 2020, 2021, 2022; Nederlandse Fluitconcoursen – Bruges, 2022. Tem artigos publicados na “Flöte Aktuel”, revista da Associação Alemã de Flautistas.

Lelya Bayramoğullari é artista Sankyo.

LEONARDO WINTER / Brasil

Professor Titular de Flauta Transversal no Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (Mestrado e Doutorado em Práticas Interpretativas: Flauta) tem procurado conciliar intensa atuação como solista, camerista, músico de orquestra e suas atividades como professor. Como solista tem atuado junto à diversas orquestras brasileiras: OSPA, UNISINOS, OCTSP, ULBRA, OSUCS, SESI- FUNDARTE, entre outras. Como camerista tem atuado em diversas formações instrumentais em recitais no Brasil, Suíça, Portugal, Argentina e Uruguai. Tem ministrado masterclasses em instituições de ensino no Brasil e exterior e também como professor em festivais nacionais e internacionais de música. Em 2017 registrou seu primeiro CD solo, que recebeu 05 Prêmios Açorianos de Música. Vencedor de diversos concursos musicais, especializou-se em repertório brasileiro e internacional para instrumentos de sopros bem como na estreia de novas obras especialmente dedicadas a ele.Tem publicado regularmente artigos em revistas nacionais e internacionais enfocando o repertório brasileiro para flauta, construção interpretativa, performance, ansiedade na performance musical, expert performance e prática deliberada.

LUCAS ROBATTO / Brasil

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Chefe de Naipe, 1º Flautista da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Graduou-se e completou o mestrado na Escola Estatal Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha). Doutorou-se na Universidade de Washington, Seattle (EUA). Foi bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), da Fundação Vitae (Brasil) e da Capes (Brasil).
Tem participado de numerosos cursos e festivais de música – como docente e artista convidado – no Brasil, Alemanha, Suíça, Portugal, Argentina, EUA e Canadá. Lucas Robatto atuou como solista e músico convidado em diversas orquestras no Brasil, Alemanha e EUA. Também atua intensamente enquanto recitalista e camerista.
Lucas Robatto foi premiado nos seguintes concursos nacionais e internacionais: Concurso Eldorado – SP, Concurso de Música de Câmara Santa Marcelina – SP, Concurso Jovens Cameristas – PB, Concurso Internacional de Música de Câmara de Buenos Aires, Concerto Competition da Universidade de Washington, e Prêmio BRASKEM Arte e Cultura – BA. Atualmente leciona nos cursos de graduação e pós graduação (mestrado profissional e doutorado acadêmico) da UFBa.

MARCO GRANADOS / Venezuela

É um exemplo do músico do século XXI, mantendo uma carreira versátil como músico de câmara inovador, solista internacional de concertos, recitais e professor. É um dos principais flautistas do mundo em música latino-americana e seu repertório diversificado abrange desde o folclore até a música clássica. Desde seu recital de estreia na cidade de Nova York, no Carnegie Hall’s Weill Recital Hall, em 1991, ele passou a se apresentar no Carnegie Hall’s Stern Auditorium para o “Sonidos Latinos”, um festival comemorativo da música latino-americana. Ele é membro fundador do conjunto de câmara Classical Jam e foi membro de muitos conjuntos aclamados pela crítica, entre eles o Triangulo, um trio de câmara latino-americano, e o Quintet of the Americas. É um artista profissional de ensino, tendo apresentado e desenvolvido programas para o Lincoln Center Education, Chamber Music Society of Lincoln Center, ArtsConnection e Carnegie Hall, para citar alguns. Marco é um artista da Altus Flutes e reside em Nova York.

NIURKA GONZÁLEZ / Cuba

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório “Manuel Saumell” em 1989 com as professoras Luisa M. Hernández e María Isabel Castro. Após graduar-se como flautista e clarinetista no Conservatório “Amadeo Roldán” em 1995, sob a direção dos professores Halina Kusiak e Aldo Salvent, ela continuou seus estudos no Instituto Superior de Arte de Cuba com os professores Luis Bayard em flauta e Jesús Rencurrell em clarinete, obtendo em 1999 o Diploma de Ouro na especialidade de Bacharelado em Música com perfil de flauta. Após a graduação, recebeu uma bolsa do Conservatório de Paris, onde continuou seus estudos com Alain Marion e Sophie Cherrier. Vem representado Cuba em numerosos festivais de flauta realizados em países como Equador, Brasil, Chile, Estados Unidos, Alemanha, República Dominicana, Espanha, entre outros. Em 2018 gravou dois novos CDs, “Habana París” na gravadora Ojalá e “En Viaje” na gravadora Colibrí. Niurka é professora no Instituto Superior de Arte em Havana. 

Para mais informações: http://niurkagonzalez.com/en/

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PARATY

Orquestra Sinfônica de Paraty comandada pelo maestro Weslem Daniel, começou como um projeto sociocultural e a partir de maio/21, com a aprovação de Lei Municipal, tornou-se oficialmente a Orquestra Sinfônica da cidade com manutenção perene garantida pela prefeitura.

Atualmente a orquestra é composta por 65 jovens músicos entre 12 a 19 anos de idade, que estudam música diariamente entre 9h da manhã às 19h da noite, durante a semana e aos sábados das 9h às 16h. Todas as aulas são gratuitas e estes horários foram adaptados para atender todos os alunos, pois a maioria ainda está cursando o ensino fundamental e médio em tempo integral. 

As aulas de música acontecem em dois lugares distintos; uma casa cedida pelo Sandi Hotel, situada no Largo do Rosário e na Igreja Nossa Senhora das Dores (Capelinha) cedida pela paróquia e pelo padre Roberto, que tem sido um grande apoiador desse projeto.

PATRICIA NAGLE / França

Professora da École Normale de Musique – Alfred Cortot de Paris. Franco-Americana, nascida em Boston, é regularmente convidada para ministrar master classes em Paris, Itália, EUA, China, Coreia, Marrocos e Rússia. Patricia tem demonstrado múltiplos talentos tocando em várias flautas, entre elas uma Kingma-System “Quarto de Tom” e também uma flauta baixo Kingma feita especialmente para ela. Escreve artigos sobre fisioterapia, ergonomia e postura para músicos e também sobre a nova flauta “Quarto de Tom”, (Kingma-system) para a National Flute Association, La Traversières, Pan e ITEMM –
Institut Technologie Européen des Music Professionals. Participa ativamente no Festival de Bach de Toul como solista da Orchestre de Chambre du Marais. Em 2019 foi nomeada Coordenadora Artística do Résonances XXI, – ensemble de flauta contemporânea. Suas gravações estão disponíveis através dos selos EMI, Coriolan e Quantum.

QUARTETO DE FLAUTAS DA BAHIA

É um grupo estável formado com o objetivo contribuir com o fortalecimento da cultura da flauta transversal. O conjunto é um projeto desenvolvido através de parceria entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal de Sergipe, contando com docentes e discentes das duas instituições, formado pelos flautistas Lucas Robatto, João Liberato, Leandro Oliveira e Rafael Dias. O repertório é constituído por peças do universo erudito e popular, além de composições e arranjos feitos especialmente para o conjunto. Com relação aos trabalhos do Quarteto de Flautas da Bahia destacam-se os dois EPs lançados recentemente nas principais plataformas virtuais (Spotify, Amazon, Deezer etc.) com gravações inéditas de compositores relevantes no cenário da música brasileira, dentre eles Paulo Costa Lima, Ernst Widmer, Alfredo Moura e Fernando Cerqueira.

Lucas Robatto
É professor da Universidade Federal da Bahia e flautista principal da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Realizou graduação e mestrado na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), e Doutorado na Universidade de Washington, Seattle (Estados Unidos). Tem feito apresentações no Brasil, Itália, Alemanha, Suíça, Argentina, Estados Unidos e Canadá.

João Liberato
É professor do Departamento de Graduação em Música da Universidade Federal de Sergipe. Doutor em música pela UFBA e pela Lund University/Malmö Academy of Music (Suécia). É também Mestre em Música e Bacharel em Flauta Transversal pela UFBA. Atuou também como Professor do Conservatório de Música de Sergipe e ocupou durante alguns anos o cargo de Primeiro Flautista da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Leandro Oliveira
É formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, e Bacharel pela Universidade
Estadual Paulista – UNESP. Foi flautista principal da Sinfônica Heliópolis (Orquestra principal do Instituto Baccarelli) entre 2008 a 2016. Já se apresentou com importantes orquestras brasileiras, dentre elas: Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Acadêmica Mozarteum.

Rafael Dias
Realizou graduação e mestrado em Flauta Transversal na UFBA. Atualmente é doutorando
em Performance Musical nessa mesma instituição. Atuou como flautista e professor do
NEOJIBA entre 2012 e 2016. É também membro fundador do grupo Troca Interativa, onde
atua como performer e compositor.

ABRAFINHA

Participações Especiais

MALVA RODRÍGUEZ GONZÁLEZ / Cuba – Pianista

Formou-se no Conservatório Manuel Saumell com a professora Hortensia Upmann. Em 2019, recebeu o diploma de ouro da Escola Nacional de Arte na classe do professor Aldo López Gavilán. Laureada nos concursos de piano Amadeo Roldán em 2014, 2016 e 2018. Em 2020 e 2021 obteve o Segundo Prêmio no Primeiro Concurso Latino-Americano “América para todos” modalidade online na categoria Jovem Pianista Latino-Americano e Jovem Virtuoso Latino-Americano. Em 2021 obteve o Segundo Prêmio no Rocky Mountain Piano Competition, Medalha de Bronze no Trinity Music Competition ambos online, o Prêmio Jovem Intérprete no Concurso Iberorquestas Juveniles e o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Música Tiziano Rossetti. Ao longo de sua formação, alternou seu trabalho como solista com uma colaboração ativa em música de câmara. Atualmente, ela está em seu primeiro ano no ISA (Instituto Superior de Arte) e é aluna da professora Liana Fernández.

ORLANDO FRAGA / Brasil – Violonista

Concertista e professor de violão. Estudou no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai). Mestre pela The University of Western Ontario (Canadá) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, NY (USA). Professor titular de violão (nível de graduação) e análise musical (nível de pós-graduação) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Entre seus interesses também estão o alaúde e a guitarra barroca. Como professor de violão, atuou nos principais eventos do país, tais como o Festival de Música de Londrina (5 edições), Oficina de Música de Curitiba (9 edições), Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre, XVII Seminário Internacional de São Paulo, Festival de Violão de Araçatuba, I Encontro de Violão da UNESP – São Paulo, Seminário Internacional de Violão de Montevidéu, Festival Brouwer, entre outros. Também tem ministrado cursos de análise musical nas principais escolas de música do país, além de palestras e workshops.

Hospedagens parceiras

Restaurantes & Cafés parceiros

Como Chegar

VIA RIO DE JANEIRO

Passagens de ônibus de Rio de Janeiro, RJ (Rodoviária Novo Rio) X Paraty, RJ

Link com horários e para comprar passagem:

RJ Clique aqui: queropassagem.com.br

VIA SÃO PAULO

Passagens de ônibus de São Paulo, SP (Tietê) X Paraty, RJ

Link com horários e para comprar passagem:

SP Clique aqui: queropassagem.com.br

REAJUSTE DE ANUIDADE A PARTIR DO DIA 09 DE MAIO DE 2023

Prezadas associadas e prezados associados da ABRAF,

Conforme o nosso estatuto, os fundos para a associação dependem exclusivamente das anuidades pagas pelas/os associadas/os. Os valores arrecadados nos permitem manter as obrigações previstas em lei para a manutenção da associação, principalmente a contabilidade, e promover as atividades também previstas no estatuto, como festivais, master-classes, palestras, concursos, publicações e outras iniciativas que congreguem em torno da flauta.

Há pouco mais de 10 anos a ABRAF não reajusta sua anuidade. O último reajuste foi em 2013.

Os valores atuais – Profissional (R$100/ano) – Amador (R$100/ano) – Estudante (R$60/ano) – Outros (R$100/ano) – não estão sendo suficientes para manter a ABRAF e em breve não haverá mais recursos para sequer pagar a contabilidade, o que nos deixará numa situação bastante difícil de enfrentar.

Em reunião online com a diretoria e com associados em 05/03/2023 chegamos à conclusão de que o reajuste é imprescindível e inevitável.

Assim sendo, até o dia 08/05/2023 vamos manter os valores antigos, conforme mencionados acima. A partir do dia 09/05/2023 os novos valores serão:

Profissional (R$200/ano)
Amador (R$200/ano)
Estudante (R$120/ano)
Outros (R$200/ano)

Contamos, ainda e sempre, com o esforço coletivo em trazer para junto da ABRAF um número sempre crescente de flautistas, o que garantirá o futuro de nossa associação.

Agradecemos, desde já, por sua colaboração e compreensão e ficamos à disposição para qualquer dúvida que tenham.

Abrafs!

Sérgio Morais
Presidente da ABRAF Diretoria 2023-2026

25 de abril de 2023

Associe-se a ABRAF

A ABRAF é uma Organização Social sem fins lucrativos e depende da anuidade de seus associados para continuar oferecendo eventos gratuitos aos seus associados.
Lista dos associados com a Anuidade 2022 paga.

Caso não seja associado ou queira atualizar o cadastro, preencha e envie os dados do Formulário (clique aqui).

Faça o pagamento da anuidade – oferecemos 3 opções
1 – Pix: Depósito na Conta ABRAF. Chave: (CNPJ) 00196294000179 – (enviar comprovante)
2 – Depósito na Conta ABRAF, no Santander – instruções abaixo – (enviar comprovante)

Conta ABRAF
Associação Brasileira de Flautistas
Banco Santander (033)
Agência: 4371
Conta corrente da ABRAF: 13-002333-2
CNPJ da ABRAF: 00196294/0001-79
IMPORTANTE: Envie o comprovante de depósito para: contact@abraf.org

Diretoria da ABRAF

Diretoria 2023 - 2026

Sérgio Morais

Presidente 

Raul Costa d’Avila

Vice-Presidente 

Silvana Poll

Secretária 

Arley Raiol

Tesoureiro 

Evento Científico

Valentina Daldegan

Diretora 

Andrea Ernest Dias

Vice-Diretora 

Conselho Consultivo

Ariadne Paixão 

Alberto Sampaio

Cássia Carrascoza

David Ganc

Rogério Acioli

Conselho Fiscal

Danilo Mezzadri

Felipe Amorim

Murilo Barquette

Presidente Fundador

Celso Woltzenlogel

Sócios Honorários

Altamiro Carrilho

João Dias Carrasqueira

Lenir Siqueira

Odette Ernest Dias

Norton Morozovicz

In Memoriam

José Luiz de Oliveira

Colaborador

André Medeiros

Editor do Pattápio

Jean-Pierre Rampal

Patrono

Eleições ABRAF 2023-2026

RESULTADO DA ELEIÇÃO

Número total de votos: 52
Número de votos válidos: 51
Número de Votos SIM: 51

Associados em dia com a anuidade: 106
Votaram: 52
Foram considerados votos nulos os votos de: 0 voto
associados inadimplentes: 0 voto
pessoas não associadas à ABRAF: 0 votos
votos em duplicata: 1 voto

Após apuração, foi eleita a Chapa 1.

Presidente: Sérgio Morais
Vice presidente: Raul D’Ávila
Tesoureiro: Arley Raiol
Secretaria: Silvana Poll
Diretora do Evento Científico: Valentina Daldegan
Vice-diretora do Evento Científico: Andrea Ernest Dias

São Paulo 07 de dezembro de 2022.

_______________________________

Divulgação das chapas homologadas

Conforme Edital de convocação das Eleições  para a Diretoria da ABRAF, publicado em 16 de novembro de 2022, divulgamos hoje, dia 30 de novembro de 2022 a(s) chapa(s) encaminhada(s) à atual Diretoria da ABRAF, com seu(s) respectivo(s) número(s) e nomes dos representante(s)

Resultado das inscrições de chapas para a Eleição da nova diretoria da ABRAF, gestão 2023-2026
Tivemos apenas uma chapa inscrita, portanto a eleição se dará no dia 06 de dezembro apenas com as opções: Sim e Não.
Será enviado email para os associados e os mesmos deverão ser respondidos no dia 06 de dezembro.

Chapa 1
Sergio Morais – presidente
Raul D’Ávila- vice-presidente
Arley Raiol – tesoureiro
Silvana Poll – secretária
Valentina Daldegan – diretora do Evento Científico
Andrea Ernest Dias – vice-diretora do Evento Científico

São Paulo, 30 de novembro de 2022

_______________________________

Edital de convocação das eleições para a Diretoria da Associação Brasileira de Flautistas / ABRAF

PUBLICADO EM 16 DE NOVEMBRO DE 2022

O presidente da Associação Brasileira de Flautistas, Rogério Zerlotti Wolf, no uso de suas atribuições, convoca os associados da ABRAF para participarem da eleição que definirá a Diretoria Executiva da gestão 2023 – 2026.

O processo eleitoral ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2022 por votação eletrônica.

A forma de eleição da Diretoria Executiva consistirá na apresentação de chapas, as quais deverão conter os nomes completos dos candidatos.

As chapas serão compostas dos seguintes cargos na Diretoria Executiva:

  • um Presidente
  • um Vice-Presidente
  • um Secretário
  • um Tesoureiro 
  • dois Diretores

O processo eleitoral obedecerá o seguinte calendário:

– 21 a 26 de novembro de 2022: inscrição das Chapas
– 28 e 29 de novembro de 2022: homologação* das Chapas
– 30 de novembro de 2022: divulgação das Chapas homologadas
– 01 a 05 de novembro de 2022: campanha eleitoral
– 06 de dezembro 2022: Eleição (votação)
– 07 de dezembro 2022: Divulgação dos resultados

*Homologação: Para ser homologada, todos os candidatos da Chapa devem ser associados, estar em dia com a ABRAF, tendo pago no mínimo duas anuidades consecutivas.

As chapas formadas deverão ser encaminhadas, com seus respectivos representantes, para o seguinte endereço: contact@abraf.org

As chapas receberão um número, conforme ordem de recebimento.
Cada chapa, após HOMOLOGADA, será divulgada no site da ABRAF no dia 30 de novembro de 2022, com seu número e nome completo dos respectivos representantes.

No caso de chapa única, poderá ser definido pela Comissão Eleitoral que a cédula apresentará apenas duas alternativas, “sim” ou “não”. Na hipótese da alternativa “não” alcançar a metade mais um dos votos dos eleitores presentes ao pleito, esta não poderá ser proclamada eleita, resultando em que a Comissão Eleitoral iniciará novamente todo procedimento para o novo pleito.

A Eleição/Votação será através de meio eletrônico, até às 23:59 do dia 06/12, enviando e-mail para o seguinte endereço: contact@abraf.org

Nada mais tendo a tratar.

Rogério Zerlotti Wolf
Presidente ABRAF