Iniciou os seus estudos aos seis anos de idade em sua cidade natal-Santos, São Paulo – diplomando-se pelo Conservatório Lavignac em 1980.
Prosseguiu seus estudos com Miguel Proença e posteriormente com Mirian Dauelsberg, no Rio de Janeiro.
Participou de inúmeros Master Classes e Festivais de Música no Brasil , aperfeiçoando-se com Arthur Moreira Lima, João Carlos Martins, Arnaldo Cohen, lara Bernetti, Daisy de Luca, Caio Pagano, entre outros.
Cursou o bacharelado de regência na UFRJ interrompido em 90 quando foi selecionada para representar o Brasil no Concurso Chopin ( Varsóvia) onde recebeu bolsa de estudos do governo Polonês como “ Premio Especial “ do Concurso .
Diplomou-se com louvor em graduação, mestrado e doutorado em música (Especialização em piano) pela Academia de Música de Lodz ( Polônia ) tendo como orientador o conceituado Professor ,Dr. Tedeusz Chmielewski.
A partir de 1991, no exterior, participou de Master Classes e Festivais de Músicas de Câmara aperfeiçoando seu repertório com renomados intérpretes dentre eles Sviatoslav Richter, Lazar Berman, Mistslav Rostropovich, Ingrid Hebler e Àurele Nicolet, entre outros.
No período de 1982/90 conquistou inúmeros prêmios em concursos nacionais de piano e no exterior foi finalista e vencedoras de concurso na Itália (Mavi Marcus – Aosta 1991, concurso de Guissano / 1991 – finalista) obtendo em 1992 o cobiçado “ Prêmio Chopin “ do Concurso Chopin de Antonin (2o Concurso de Chopin da Polônia ).
Rosana Diniz vem realizando tournés com sucesso de público e críticas em vários países como Portugal, Itália, Espanha, Austria, Polônia, Russia e no Continente Africano como recitalista, camerista e solista de Orquestra.
Atuou inúmeras vezes com a Orquestra Filarmônica de Varsóvia, Orquestra da Rádio e Televisão de Varsóvia, Orquestra de Câmara Moscou, sob a regência de Antoni Wit, Orquestra da Sinfônica de Romênia sob a regência de Ovídio Balam, entre outras.
No Brasil atuou com a OSB, OSESP, OSPA, OSBA, Orquestra Sinfônica de Paraíba e Filarmônica de Rio do Janeiro sob a regência de Issac Karabtchevsky, Eleazar de Carvalho, Henrique Morelenbaum, Diogo Pacheco, Carlos Viega , entre outros.
Como camerísta apresentou-se em importantes salas de concertos ao lado de Auréle Nicolet (flauta), Steffan Barrat – Due (Violino), Henning Kragerrud (Violino), Quarteto Willanov (Polônia), Quarteto Bessler, Quarteto São José dos Campos (Brasil) , entre outros . Rosana Diniz fez varias gravações como recitalista , camerista e solista de Orquestra para rádio e televisão Polonesa, Italiana e Paraguaia e ainda é a única pianista brasileira a ser regularmente convidada a dar recitais na casa onde nasceu Chopin, em Zelasowa Wola , onde apenas pianistas considerados experts na execução deste compositor são convidados a tocar.