André Siqueira – Pife
é Músico, Flautista, Educador e Compositor, é fundador do Bloco de Pífanos de Belo Horizonte. Bacharel em Flauta Transversal pela UEMG. Licenciado em música pela FAMOSP. Vencedor dos prêmios BDMG Jovem Músico (2014) e Jovem Instrumentista (2017), já dividiu palco com Toninho Horta, Sergio Pererê, Dona Jandira e outros artistas. André criou o método de flauta para iniciantes “Moldando o Vento – Aprenda Flauta do Zero”. Hoje desenvolve projeto independente “André Siqueira e o Trem de Doido”. Integrante do “Furo de Taboca – Forró Pifado” e Duo Vera Cruz.
Oficina de Pífano – Moldando o Vento
O pífano é um instrumento tipicamente artesanal. Ao menos no Brasil, até a presente data, ele inexiste nas lojas de música, sendo o próprio acesso ao instrumento o maior obstáculo para a sua execução. De fato, existe um modelo de plástico disponível no comércio, que atende pelo nome de “pífaro”, mas não corresponde ao pífano tradicional, pois, ao invés de seis, possui oito orifícios de digitação.
O pífano é uma flauta de adaptação brasileira, com influência indígena e das flautas populares europeias. Tradicionalmente feita de bambu, como as flautas indígenas, o pife é utilizado em festas populares, cerimônias cívicas e religiosas de todo o país.
Esta oficina pretende oferecer aos participantes um olhar sobre a cultura do pífano em todo país, focando na execução de músicas tradicionais do instrumento e releituras de músicas de Minas Gerais, e como é feita a vivência no Bloco de Pífanos de BH. Os alunos vão aprender as músicas de forma oral e irão fazer uma pequena apresentação em forma de cortejo, também nessa oficina será trabalhada a peça musical “Milharal” que será apresentada durante o encontro.
Datas:
Dia 7, das 15h30 às 17h
Dias 8 e 9, das 9h às 10h30
Dia 10 – Cortejo