Cara Chowning – piano

Acostumada tanto no repertório vocal como instrumental, Cara Chowning é atua como correpetidora, diretora musical e artista colaborativa. 

Ela se apresenta frequentemente em todos os Estados Unidos, América do Sul e Europa em duos, música de câmara e pianista de orquestra. 

Frequentemente convidada como ensaiadora e maestrina, Chowning retornou nesta temporada para conduzir Rodelinda na UMKC, trabalhalhando com estudantes de teatro na Universidade de Illinois e como Diretora Musical e Pianista para a série vocal do Bar Harbor Music Festival. 

Também costuma de apresentar com o Trio Village, Bernhard Scully (trompa) e os cantores do Metropolitan Opera, Harold Meeres e Janinah Burnett (atualmente cantando Carlotta no filme Fantasma da Ópera da Broadway). 

Ela foi recentemente nomeada como Professora Assistente de Ensino em Coaching Vocal na Ball State University.

Dr. Chowning trabalhou como coorepetidora dos professores do Instituto de Música de Cleveland, bem como nas faculdades de Simpson College, Oklahoma City University e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. 

Ex-alunas e cantoras de seu estúdio particular podem ser ouvidas em programas de jovens artistas, séries de teatro e óperas como Metropolitan Opera, Kansas Lyric, Union Avenue Opera, Minnesota Opera, San Francisco Opera e Writers Theater. 

Chowning é um frequentemente convidada para recitais em todo o Centro-Oeste e Nordeste de Ohio e já gravou no selo Albany. 

Apresenta-se em convenções da National Flute Association e na Double Reed Society Convention e é pianista da Orquestra Sinfônica Champaign-Urbana.

Internacionalmente, o Dra. Chowning acompanhou os professores no American Institute of Music Studies in Graz, na Áustria, e no Festival de Flauta Mitad al Mundo em Quito, Equador, atua como pianista e professora de piano. Ela deu palestras e se apresentou para Road Scholars e Uniworld.

Uma artista talentosa e versátil, Dra. Chowning preparou numerosas produções completas de ópera e teatro musical como Diretora Musical e pianista, nos níveis profissional, jovem artista e colegiado. 

Como maestrina, ela produziu A Ópera dos Três Vinténs, Oh Que Guerra Encantadora e Sr. Burns, Uma Peça Pós-Elétrica para os Departamentos de Ópera e Teatro da Universidade de Illinois, O Mikado, Le Nozze di Figaro e Die Zauberflöte para Simpson College, Nove para Oklahoma City University; Carmen, Il Baribière di Siviglia, Borboleta Madama, L’elisir d’amore, La Boheme, La Cenerentola, Don Giovanni e Don Pasquale para o Bar Harbor Music Festival; e serviu como maestrina assistente para produções com a Orquestra Sinfônica de Cantão e o Teatro de Ópera da Universidade de Illinois. 

Além disso, Chowning atuou na equipe do Cleveland Opera, do Lyric Opera Cleveland, do Opera Cleveland, do Des Moines Metro Opera e do Lyric Opera de Kansas City nas funções de Assistant Chorus Master, Rehearsal Pianist, Recitalist, Coach e Diretora Musical. Uma ávida defensora do ensino de artes, a Dra. Chowning trabalhou com o Cleveland Opera On Tour por quatro temporadas preparando e apresentando música na grande comunidade de Cleveland. Mais tarde, como diretora musical do departamento de extensão Great Works da Opera Cleveland, ela criou vários novos programas educacionais para o desempenho em escolas em todo o nordeste de Ohio.

 

Entre os muitos prêmios e competições recebidos pelo Dr. Chowning, estão o Prêmio Memorial Nancy Kennedy Wustman em Acompanhamento Vocal, o prêmio Marian Bowker Davidson em acompanhamento e o Concurso de Piano da McDowell Society of Allied Arts. Ela é bacharel em Música em Performance de Piano pela Northwestern University, Mestre em Música em Piano Colaborativo pelo Instituto de Música de Cleveland e Doutor em Artes Musicais em Acompanhamento e Coaching Vocal pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.