Festivais ABRAF

FESTIVAIS REALIZADOS PELA ABRAF

XIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Vitória, ES 2015

De 3 a 6 de setembro de 2015 a cidade de Vitória, ES esteve cheia de música!
Foi realizado o XIII Festival Internacional de Flautistas, promovido pela ABRAF e FAMES.
O festival contou com a participação dos fantásticos flauistas, Angela Jones-Reus-EUA, Dejan Gavric-Sérvia/Alemanha, Göran Marcusson-Suécia, Michel Bellavance-CH, James Hall -EUA, Patricia Da Dalt-Argentina, Fabiola Alves-piccolo, BR, Shivhan Dohse-EUA, Tim Carey-GB, pianista.
Contou também com apresentações de Celina Charlier, Odette Ernest Dias, Stefania Benatti, Lauren Panfili , Tota Portela e Teca Gondim, piano e Celso Woltzenlogel com a classe de iniciantes
Expositores presentes: Burkart, Miyazawa, Sankyo, Hammig, Haynes, Amadeus, Altus, Julio Hernández, Di Zhao e Resona
O XIII FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof. José Benedito Viana Gomes
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO XIII FESTIVAL CLICANDO AQUI

XII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Belém, PA 2014

Entre os dias 6 a 9 de novembro de 2014, a Fundação Carlos Gomes foi a sede do XII Festival Festival Internacional de Flautistas ABRAF BELÉM 2014.
Como em todos os festivais promovidos pela ABRAF, todos as associados participaram sejam como ouvintes, executantes ou só para assistirem as palestras, concertos e masterclasses.
Este ano mais uma vez contamos com a presença dos grandes flautistas!
Brad Garner (EUA), Ana Maria Ribeiro (Portugal), Sibel Pensel (França), Elene Cecconi (Itália), Tadeu Coelho (EUA/BR) Jim Lyman (EUA) e Sérgio Morais (Brasil).
O XII FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof. Arley Raiol
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO XII FESTIVAL CLICANDO AQUI

XI FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Manaus, AM 2012

O Festival aconteceu entre os dias 23 e 26 de agosto de 2012 e contou com vários flautistas, entre eles, flautista e maestro Benoit Fromanger (França), professor no Instituto Hans Eisler de Berlim, Michel Bellavance (Suiça), professor do Conservatório de Genebra, Manuel Guerrero Ruiz(Espanha), professor no Conservatório Real de Música de Madrid, atividade que ainda desempenha, ao lado de sua carreira como flautista da Orquestra Siglo XXI e compositor, Viviana Guzmán (Chile-EUA), solista e artista performática, Toninho Carrasqueira (Brasil), professor na Universidade de São Paulo-USP e Rogério Wolf, professor na Faculdade Cantareira.
O XI FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof. Arley Raiol
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO XI FESTIVAL CLICANDO AQUI

I ENCONTRO REGIONAL SUL Maringá 2011
O I Encontro Regional Sul ABRAF será realizado de 27 a 31 de outubro de 2011 na cidade de Maringá, PR.
Inserido como parte do I Festival Intercultural de Maringá o I Encontro Regional ABRAF abre uma nova possibilidade de realização de eventos além do nosso tradicional Festival Internacional.
Desta feita o Encontro contará com a presença de 2 artistas internacionais: Michel Bellavance (Suiça) e Nicole Esposito (EUA) e de 3 artistas brasileiros: Sérgio BarrenecheaAntonio Carlos Guimarães e Sérgio Morais.
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO ENCONTRO CLICANDO AQUI

X FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Campinas, SP 2010

Entre os dias 3 e 6 de setembro de 2010, no campus da UNICAMP foi realizado o X Festival Festival Internacional de Flautistas ABRAF 2010.Contamos com a presença de Michel Bellavance (Suiça), Ian Clarke (Inglaterra), Nicole Esposito (EUA), Bülent Evcil (Turquia), Angeleita Floyd (EUA), Gabriel Goñi (Costa Rica), James Lyman (EUA/Espanha), Sérgio Morais (BRA), Shigenori Kudo (Japão), Amy Porter (EUA), Jim Walker (EUA), Matthias Ziegler (Suiça) e Artur Elias Carneiro (BRA).
Os pianistas Lúcia Barrenechea (Brasil), Tim Carey (Inglaterra) e o cravista Fernando Cordella (Brasil) abrilhantaram a participação dos flautistas.
O X FIF ABRAF foi coordenado pela Profa. Sarah Selles.
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO X FESTIVAL CLICANDO AQUI

IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Uberlândia, MG 2009

A cidade escolhida para receber o IX Festival Internacional de Flautistas foi Uberlândia -MG, que fica logo ali no triângulo mineiro, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2009. Esse maravilhoso Festival contou com a presença de grandes flautistas nacionais e internacionais como Alexa Still (Austrália),Felix Renggli (Suiça), Gabriel Goñi (Costa Rica),  James Lyman (EUA/Espanha) que dará aulas de Relaxamento e Fortalecimento para Músicos, Michel Bellavance ( Suiça), Nicole Esposito (EUA), Sami Junnonen (Finlândia), Michel de Paula (piccolo) e Sérgio Morais (Brasília) que dará oficina de choro. Além disso, abrigará o II Evento Científico da ABRAF com apresentação de trabalhos acadêmicos de todo Brasil.
O IX FIF ABRAF foi coordenado pela Profa. Peggy Storti
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO IX FESTIVAL CLICANDO AQUI

VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Maringá, PR 2008

De 9 a 13 de Setembro de 2008 a ABRAF promoveu
Prezados Flautistas, é com grande satisfação que apresentamos o VIII Festival Internacional de Flautistas da ABRAF.
Tivemos pela primeira vez o Evento Científico da ABRAF que apresentou uma seleção Trabalhos trazidos por músicos e estudantes de todo Brasil.
O VIII Festival de Flautistas da ABRAF ofereceu masterclasses, palestras e concertos, além da convivência entre flautistas de todo país e do exterior, promovendo um ambiente de intercambio e aprendizado no decorrer das atividades do Festival!
O VIII FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof Fuchs
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO VIII FESTIVAL CLICANDO AQUI

VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS São João Del Rei, MG – 2007

VII Festival de Flautistas da ABRAF São João del-Rei, MG, 13 a 16 de setembro de 2007 Esta 7ª edição aconteceu na cidade de São João del-Rei, MG, que neste ano celebrou o título de Capital Brasileira da Cultura concedido pela ONG Capital Brasileira da Cultura. São João del-Rei possui uma tradição musical oriunda do século XVIII ininterrupta nas atividades de suas orquestras sacras e bandas, do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e recentemente da criação do Curso Superior de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Portanto, o VII Festival de Flautistas da ABRAF proporcionará momentos musicais especiais não somente para os flautistas brasileiros, mas também para a população local de São João del-Rei.
O VII Festival de Flautistas da ABRAF ofereceu masterclasses, palestras e concertos, além da convivência entre flautistas de todo país e do exterior, promovendo um ambiente de intercambio e aprendizado no decorrer das atividades do Festival!
O VII FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof Antonio Carlos Guimarães
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DO VII FESTIVAL CLICANDO AQUI

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Salvador, BA – 2004

 Durante 6 dias o Teatro Castro Alves (TCA) foi palco de máster classes, palestras, discussões, recitais, exposições, muito intercâmbio e… muita música!! E toda essa festa também serviu para comemorar o 10oaniversário da ABRAF (Associação Brasileira de Flautistas), bem como o 11o aniversário de re-inauguração do nosso grande anfitrião, o Teatro Castro Alves. Dois anos após o V Festival Internacional da ABRAF, que aconteceu em Fortaleza em Setembro de 2002, a ABRAF mantém a tradição de promover festivais desde a sua criação, 10 anos atrás. Com a intenção de difundir a idéia, e levar a proposta de união dos flautistas para outros estados que não aqueles das regiões Sul e Sudeste, o presidente da ABRAF, Celso Woltzenlogel, teve a feliz idéia de realizar os Festivais também em estados da região Nordeste, que, com o desenvolvimento do turismo local, vêm atraindo a atenção de pessoas de todo o Brasil e exterior. Depois da linda cidade de Fortaleza,  outro lugar não poderia deixar de ser, senão a cidade de Salvador. Conhecida nacional e internacionalmente por sua forte cultura popular, Salvador também é conhecida no meio musical erudito brasileiro por sua tradição em música erudita contemporânea. Criada nos anos 60 por Hans-Joachin Koellreutter, a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a grade responsável pelo surgimento da escola de composição que a tornou famosa em todo país e exterior, e pela formação da grande maioria dos músicos eruditos atuantes em Salvador, em especial da quase totalidade dos flautistas dessa cidade. Completando este ano 50 anos de fundada, a Escola de Música da UFBA terá sua participação no nosso Festival marcada com um concerto com solistas junto à Orquestra Sinfônica da UFBA na igreja de Santa Tereza. Situada em um antigo convento do século XVII, localizado em um dos bairros históricos da cidade, o atual Museu de Arte Sacra, além de palco de inúmeros dos concertos que são realizados em Salvador, conta com uma deslumbrante vista do magnífico pôr-do-sol na Bahia de Todos os Santos. Foram convidados para esse Festival, flautistas nacionais e internacionais, que se revezaram nos palcos do TCA e na Igreja de Santa Tereza como recitalistas e solistas junto às orquestras, bem como ministrando máster classes, dando palestras, participando de mesas redondas e simplesmente convivendo com todos aqueles que participarem dessa festa. Foram eles: Anders-Ljungar Chapelon (Suécia), Jean-Louis Beaumadier (França), Felix Renggli (Suíça), Matej Zupan (Eslovênia), Michel Bellavance (Canada), Niurka Gonzáles (Cuba), Sheryl Cohen (Estados Unidos), Tadeu Coelho (Brasil / Estados Unidos), e os brasileiros Artur Elias Carneiro, do Rio Grande do Sul, Beth Ernst Dias e Francisca Aquino, de Brasília (flauta e piano), Geísa Felipe, do Rio de Janeiro, Rogerio Wolf, de São Paulo, e Toninho Guimarães, de Minas Gerais.
O VI FIF ABRAF foi coordenado pelo Prof Tota Portela

V FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Fortaleza, Ceará – 2002

O V Festival Internacional de Flautistas da ABRAF foi um sucesso e teve a participação de renomados flautistas convidados como: Robert Stallman (EUA), Felix Renggli (Suíça), Gérard Bourgogne (França), Anders-Ljungar Chapelon (Suécia), Polina Peskina (Rússia), Claudio Barile (Argentina), Heriberto Porto, Grupo Syntagma, Banda CabaçalMauricio Freire, Raul D’Avila, Duo Tota Portela/Teca Gondim , Duo Robatto, Maria Teresa Madeira e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, (Brasil). Todos os recitais, concertos e master classes foram oferecidos gratuitamente e apresentados no majestoso Theatro José de Alencar. As masterclasses foram ministradas por Anders Ljungar Chapelon, Claudio Barile, Felix Renggli, Gerard Bourgogne, Robert Stallman, Raul d`Avila e Lucas Robatto também no Theatro José de Alencar.
O V FIF FORTALEZA foi coordenado pelo Prof. Heriberto Porto

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Brasília – 2000

 O IV Festival Internacional Flautistas de Brasília aconteceu de 5 a 9 de setembro. O festival foi dividido em três tipos de atividades: palestras (9 às 12h); master-classes (14h às 18h); e concertos (20h).
Os destaques foram: Jane Rutter (Austrália) que fez também uma apresentação de seu night-club show, “Tutti-Flutti”; Daniela Troiani e Antonio de Rose (Itália); Ittzes Gergely (Hungria) que apresentou obras de Karg-Elert, Doppler, Paganini e de sua autoria; Felix Renggli (Suíça) com obras solo de Telemann, e inéditas de Skrypcak, Moser, Vassena e Bonis; Pedro Couto Soares (Portugal) que apresentou obras portuguesas dos séculos XVIII e XX. Dentre os artistas brasileiros, participaram Sergio Barrenechea, Edson Beltrami, Renato Axelrud, Odette Ernest Dias e Luis Sieciechowicz. As atividades foram desenvolvidas no Teatro Nacional Claudio Santoro e na Escola de Música de Brasília, que tornou-se a patrocinadora oficial através de seu diretor, Carlos Galvão.

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Rio de Janeiro – 1997

 Mais uma vez, o Rio de Janeiro foi palco deste evento que, em breve, se tornará uma tradição na cidade. Para começar, nada menos que Ziraldo bolou o cartaz do Festival. Celso Woltzenlogel, nosso presidente, juntamente com Maria José Chevitarese, Decana do Centro de Letras e Artes da UFRJ, e José Alves da Silva, Diretor da Escola de Música da UFRJ, concentraram esforços para este Festival fosse inesquecível. Nossos convidados foram: Alain Marion e Philippe Racine, França; Paula Robison e Robert Dick, Estados Unidos; Matthias Ziegler, Suíça; Michael Faust, Alemanha; Nobutaka Shimizu, Japão; Daniela Troiani e Antonio de Rose, Itália; Enzo Gieco e Juan José Mosalini, Argentina; Cesar Peredo, Peru; Altamiro Carrilho, José Ananias de Souza, Andrea Ernst Dias, Beatriz Magalhães Castro, Aloysio Fagerlande, Edelton Gloeden e Flautistas do Rio, Brasil. Todos os concertos e master classes foram realizados, gratuitamente, na Escola de Música da UFRJ, na Rua do Passeio, 98, Lapa. Os concertos sempre às 18:30 horas, e as master classes, às 10:00 e às 14:00 horas.Tivemos paralelamente ao Festival, pela primeira vez, a presença de fabricantes das flautas: Sankyo, Powell e Pearl, assim como os fabricantes de bocais Luis Tudrey e Salvatore Faulisi.

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Porto Alegre – 1996

Realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre os dias 10 e 15 de setembro de 1996, o II FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS contou com a participação de Alain Marion, França; Michael Titt, Noruega; Michael Faust, Alemanha; Sanae Nakayama, Japão; Angeleita Floyd, Sherryl Cohen e Sato Moughalian, Estados Unidos; Cesar Vivanco, Peru; Celso Woltzenlogel, Ayres Potthoff, Antonio Carlos Carrasqueira e Marcos Kiehl, Brasil que se apresentaram com os pianistas Maria Teresa Madeira, Maria José Carrasqueira, Olinda Alessandrini, Ney Fialkow, Paulo Bergmamm e com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, sob regência do maestro Ernani Aguiar. Os concertos, sempre com entrada franca, foram realizados no Theatro São Pedro (auditório e foyer nobre) e o público prestigiou com grande entusiasmo. As master classes foram ministradas, gratuitamente, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e contaram com um grande número de entusiasmados participantes.

I FESTIVAL INTERNACIONAL DE FLAUTISTAS Rio de Janeiro -1995

Realizado entre os dias 15 e 22 de setembro de 1995, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contou com a presença de Patricia da Dalt, Argentina; Luciano Carrera, Equador; Angeleita Floyd, Cathy Collinge/Jose Lescano, Keith Underwood e Sherryl Cohen, Estados Unidos; Alain Marion, França; Phillipa Davies, Inglaterra; Sanae Nakayama, Japão; Cesar Vivanco, Peru; Felix Renggli, Suíça; Hans-Joachim Fuss, Alemanha; Odette Dias, Celso Woltzenlogel, César Michiles e Carlos Malta, Brasil, além dos grupos Flautistas do Rio – Brasil e Orquestra de Flautas do Japão. Os concertos e apresentações tiveram excelente público e as master-classes, grande participação de flautistas. Concomitante ao Festival, aconteceram as provas finais do I CONCURSO NACIONAL JOVENS FLAUTISTAS. A banca julgadora foi composta por Alain Marion (Presidente), Felix Renggli, Angeleita Floyd, Sanae Nakayama, Oswaldo Lacerda e Ernani Aguiar. Ao final, o clima de confraternização coroou o sucesso do Festival.

Copyright © 2010 ABRAF
Todos os Direitos Reservados. All rights reserved.