Como tudo começou

Fundadores da ABRAF

No dia dez de agosto de mil novecentos e noventa e quatro, reuniram-se Celso P. Woltzenlogel, Ayres E. Pothoff, Laura T. Rónai, Andréa Ernest Dias, Eugênio K. Ranevsky, Lenir Siqueira, Marilena C.H. Poppof, Luciane Hilú, Carlos Alberto Rodrigues, Alexandre Johnson dos Anjos, Franklin Correa, Regina M. Lima de S.G. Machado, Carlos Malta, Altamiro Carrilho e Mauro Senise, com o propósito de fundar uma Associação de finalidades culturais. Assim foi criada a ABRAF e foi presidida por um de seus fundadores, o Prof. Celso Woltzenlogel até 2007. Desde então está sob a presidência de Rogério Wolf.

CELSO WOLTZENLOGEL, Presidente Fundador

Nascido em Piracicaba (SP) e radicado no Rio de Janeiro desde que venceu, ainda jovem, o concurso “Jovens Talentos Musicais”, sob orientação de Moacyr Liserna, Celso Woltzenlogel foi primeiro flautista da Orquestra Sinfônica Nacional, de 1968 a 1991, sendo considerado uma das maiores referências do instrumento no país. Como Doutor em Educação Musical, ingressou como membro da Academia Brasileira de Música pela Faculdade de Educação da UFRJ, onde se tornou professor titular da Escola de Música de 1971 a 1996.

Após aperfeiçoar-se na França com notáveis nomes da flauta, como Alain Marion, Jean-Pierre Rampal e Nadia Boulanger, e no New England Conservatory of Music, em Boston (EUA), Celso Woltzenlogel voltou ao Brasil para contribuir de forma fundamental para nossa música erudita, atuando em várias salas de concerto como solista, além de fundar e integrar os seguintes grupos: “Quinteto de Sopros Villa-Lobos”, “Ars Barroca”, “Sexteto do Rio”, “Duo Instrumentalis”, “Jazz Clássico do Rio de Janeiro”, Orquestra de Câmara da Rádio MEC e “Flautistas do Rio”.

Paralelo à música erudita, Celso Woltzenlogel participou de gravações de trilhas sonoras de cinema e televisão, além de discos dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, como Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia, Clara Nunes, dentre tantos outros. Fundou em 1994 a Associação Brasileira de Flautistas, da qual foi presidente até 2007. Possui mais de 15 publicações de métodos de ensino e estudo para flautas, além de diversos CDs solo e com o conjunto Sexteto do Rio, Flautistas do Rio, Ars Barroca, dentre outros.

Mais informações sobre a vida e obra de Celso Woltzenlogel em seu site oficial: www.celsowoltzenlogel.net/.