A Associação Brasileira de Flautistas - ABRAF e a Comissão Organizadora do II Evento Científico da ABRAF comunicam que o Evento deste ano acontecerá na cidade de Uberlândia - MG, no período de 03 a 06 de setembro de 2009.

Para baixar todo o texto clique aqui

Convidamos pesquisadores, professores, profissionais e estudantes a submeterem trabalhos para serem apresentados nos Grupos de Trabalho (GT) relacionados a seguir:

1 - Práticas interpretativas do repertório da flauta transversal;

2- Ensino e pedagogia da flauta transversal;

Os trabalhos devem ser enviados no período de 20 de junho a 31 de julho, impreterivelmente, como proposta de comunicação, pôsteres e execução instrumental comentada, deverão estar enquadrados em uma das seguintes modalidades:

a) Comunicação:

- Pesquisa Concluída ou em Andamento:

Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos  originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados (parciais ou finais) e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.

- Relato de Experiência:

Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência já realizada ou em desenvolvimento em uma das áreas delimitadas nos grupos de trabalho, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta

b) Pôster:

- Projeto de Pesquisa

Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa de preferência na temática escolhida e suas sub-áreas, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área do ensino e/ou execução instrumental e para a produção científica em geral.  

c) execução instrumental comentada

Os trabalhos inscritos nesta modalidade deverão abordar aspectos analíticos, estilísticos da obra a ser executada e suas relações com a interpretação da mesma.

Observações:

O Comitê Científico reserva-se o direito de modificar a modalidade escolhida no ato da inscrição do trabalho caso o mesmo não atenda às características da modalidade em questão. 

Trabalhos que se enquadrem na temática do evento serão avaliados por seu mérito científico e serão selecionados se houver interesse na publicação do mesmo.

O Comitê Científico poderá dispor de consultores ad hoc para auxiliar seu trabalho de análise dos trabalhos científicos encaminhados.

A divulgação dos resultados será realizada no site até 10 de agosto de 2009.

Submissão de trabalhos:

Cada autor ou co-autor poderá enviar, no máximo, dois trabalhos, independentemente da modalidade.

Não serão aceitos trabalhos de sócios, caso o autor seja sócio, que não estiverem em dia com a anuidade da ABRAF e que não cumprirem a normatização de envio indicada.

Os trabalhos devem ser enviados à Coordenação do Comitê Científico

II Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas por meio do seguinte endereço eletrônico:
chamadadetrabalhosabraf@yahoo.com.br

O e-mail deve ser acompanhado de dois arquivos anexos: um com os dados de identificação do autor e outro com o trabalho. O recebimento do e-mail será assinalado pela comissão científica no momento de sua leitura.  

No arquivo com os dados de identificação devem constar:
- título do trabalho;
- nome completo do(s) autor(es);
- endereço;
- telefone;
- e-mail;
- instituição a qual é vinculado(a) / tipo de vínculo;
- maior titulação;
- Grupo de Trabalho para o qual está inscrevendo o trabalho;
- modalidade da proposta: comunicação (pesquisa concluída ou pesquisa em andamento ou relato de experiência); ou
execução instrumental comentada.

O arquivo com os dados de identificação deverá ser nomeado com o nome do autor ou autores, seguido da palavra "Identificação".

O arquivo com o trabalho deverá ser nomeado com o nome do autor ou autores e deverá ter o tamanho máximo de 500KB. 

Não serão aceitos trabalhos fora das normas estabelecidas.

A aprovação dos trabalhos estará condicionada à avaliação do Comitê Científico do I Evento Científico da Associação Brasileira de Flautistas. Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

- Relevância do trabalho para as discussões da temática do Encontro;

- Clareza de objetivos, consistência teórica e metodológica;

- Atendimento às características da modalidade para a qual foi submetido o trabalho.

A Comissão Organizadora informa que os resumos dos trabalhos aprovados para comunicação ou pôster poderão ser divulgados no site do Encontro.

Os textos completos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento, impresso e em CD. O autor concordará com a publicação ao submeter o seu trabalho.

Datas e prazos

Atividade Datas / Prazos
Envio de trabalhos De 20 de junho a 31 de julho
Avaliação pelo Comitê Científico Entre 31 de julho a 05 de agosto
Divulgação dos resultados (no site do Festival) evento até 10 de agosto

Normas para a estruturação dos trabalhos:

Configuração geral: os trabalhos (em português, francês, alemão, inglês ou espanhol) devem ser estruturados no programa Word for Windows com, no máximo, a seguinte extensão:

As propostas devem ser digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, texto justificado, no formato papel A4, com as seguintes medidas de margens:
- superior e esquerda: 3,0 cm;
- inferior e direita: 2,0 cm.

Título: centralizado, fonte arial, tamanho 13, negrito.

Resumo: extensão de 200 a 250 palavras, espaçamento entre linhas simples, fonte tamanho 11 (normal), justificado, sem entrada de parágrafo.

Palavras-chave: três palavras-chave, separadas por vírgula.

Texto (introdução, texto principal e considerações finais)

Citações

As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).

As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Essas citações devem ser seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (ver exemplos abaixo).

As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s). Observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo (ver exemplos abaixo).

No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).

Exemplos das referências em citações entre parênteses:
- uma obra, com um autor
(GREEN, 2002, p. 25)

- uma obra, com dois autores (ou três):
(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)

- uma obra, com mais de três autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)

- duas obras, com mesmo autor:
(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)

- duas obras, com autores diferentes:
(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13) 

Notas de rodapé: para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte Times New Roman em tamanho 10.

Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo.

No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).

Exemplos das referências em citações entre parênteses:
- uma obra, com um autor
(GREEN, 2002, p. 25)

- uma obra, com dois autores (ou três):
(FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)

- uma obra, com mais de três autores:
(MOURA et al., 2002, p. 15-17)

- duas obras, com mesmo autor:
(TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)

- duas obras, com autores diferentes:
(CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13) 

Notas de rodapé: para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte Times New Roman em tamanho 10.

Referências:

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo.

Exemplos das Referências (que devem constar no final do texto)

Livros:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. edição [se não for a primeira].
Local de publicação: Editora, ano.

Exemplo:
Debost, Michel. The Simple Flute: from A to Z. New York: Oxford University Press, 2002.

 Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

Exemplo:

GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

Artigos em periódicos

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:
ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000. 

Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Pernambuco. Anais... Pernambuco: ABEM, 1998. p. 27-42.

Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí.
CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001.
Acesso em: 07 de nov. 2002.

Pôster
Para apresentação, o trabalho nesta modalidade deverá estar organizado medindo 90 cm de largura por 100 cm de altura. Os pôsteres aprovados deverão ser impressos pelo autor nas medidas citadas acima.

Comitê científico: 
Prof. Dr. Antonio Carlos Guimarães - Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei - Doutor pela University of Iowa, EUA 
Prof. Dr. Sergio Barrenechea - Professor Adjunto da UniRio - Doutor pela University of Iowa, EUA 
Prof. Ms. Bernhard Fuchs - Professor Assistente na Universidade Estadual de Maringá - Mestre pela Faculdade de Música Carlos Gomes.