1º Encontro Regional Norte

Após coordenar a XI e XII edições dos Festivais Internacionais de Flautistas da ABRAF, respectivamente em 2012 e 2014, é com grande alegria e satisfação que anuncio Manaus novamente como a sede de mais um evento promovido pela ABRAF.

Entre os dias 20 e 23 de setembro, a capital do Amazonas sediará o I Encontro Regional Norte de Flautistas ABRAF 2018. Inspirados pelos Encontros Regionais Sul, já em sua VIII edição em 2018, trazemos à Região Norte a inédita edição de um evento com essas características, que busca congregar principalmente os flautistas profissionais, estudantes de flauta e apreciadores desse instrumento, oriundos dos estados que fazem parte desta porção territorial do país.

Como todos os festivais promovidos pela ABRAF, todas as pessoas que quiserem, não apenas aquelas residentes na Região Norte, podem participar, seja como ouvintes, executantes ou só para assistir as palestras os concertos ou as masterclasses, ou seja, de qualquer maneira, todos podem participar, desde que sejam associados da ABRAF e estejam inscritos no festival e estejam em dia com a anuidade 2018.

Este ano mais uma vez contaremos com a presença de grandes flautistas!

O flautista Michel Bellavance (Suiça), professor do Conservatório de Genebra, Rogério Wolf, professor na Faculdade Cantareira, Márcio Páscoa, professor da Universidade do Estado do Amazonas e António Carrilho (flauta doce), professor da Esart/ IPCB – Portugal e da Escuela Superior de Música de Extremadura – España.

A Amazonas Filarmônica mais uma vez participará do concerto de abertura de um evento da ABRAF, tocando nesta ocasião sob a regência do seu maestro titular, Luiz Fernando Malheiro, tendo como solistas do Concerto para duas flautas de Franz Doppler, Michel Bellavance e Arley Raiol.

A Orquestra Barroca do Amazonas, sob a direção musical do prof. Márcio Páscoa, também contribuirá novamente com a ABRAF, nesta ocasião acompanhando concertos de J. S. Bach, G. Ph. Telemann, J. F. Fasch e J. D. Heinichen, tendo como solistas com instrumentos de época, António Carrilho, Márcio Páscoa, Michel Bellavance e Arley Raiol.

Para acompanhar os nossos flautistas convidados também contaremos com as prestigiosas contribuições do pianista Renan Branco e da harpista Diana Todorova, que já esteve participando conosco do XII Festival Internacional de Flautistas ABRAF 2014.

O flautista e maestro Cláudio Abrantes estará novamente à frente do Coral de Flautas que será formado pelos participantes do evento.

O flautista Abraão Araujo, técnico credenciado pela Straubinger Co., estará à disposição durante o evento para realizar manutenção preventiva e pequenos reparos nos interessados por esses serviços.

As masterclasses e palestras serão realizadas na Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT/UEA. No auditório desta instituição, também serão realizadas apresentações musicais no período da tarde, para as quais ainda temos algumas vagas e estamos aceitando propostas de flautistas profissionais que queiram tocar nestas ocasiões, maiores informações em breve no site da ABRAF.

Este Encontro está sendo montado principalmente para que congreguemos os flautistas desta vasta região do território nacional. Neste sentido, reforço o convite para que os flautistas dos estados que compõem a Região Norte participem deste evento e que para tanto busquem associar-se à ABRAF, pois nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio e a contribuição de cada um dos associados para darmos continuidade e fazermos crescer nossa associação, a ABRAF.

Não haverá alterações quanto a data e o local do Encontro.

As inscrições devem ser feitas aqui no site da ABRAF, clicando AQUI

Nos vemos em Manaus.

Arley Raiol

Coordenador do I Encontro Regional Norte de Flautistas – ABRAF Manaus 2018 Flauta solo da Orquestra Amazonas Filarmônica

Monitor da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica

Flautista da Orquestra Barroca do Amazonas

flarley@yahoo.es